WhatsApp da Cyclist
Overtraining – O que é? Quais os sinais? Como evitar?

Overtraining – O que é? Quais os sinais? Como evitar?

O Overtraining, também conhecido como Síndrome do Sobretreinamento é um problema que acontece quando o atleta faz mais treinos e exercícios do que o seu corpo é realmente capaz de aguentar.

Isso normalmente acontece quando o atleta está buscando melhorar seu desempenho e superar o seu limite atual, exagerando na quantidade de atividades físicas que pratica e não tendo um tempo de descanso aceitável para que os músculos possam se recuperar. Em alguns casos, ele pode até mesmo começar a manter uma alimentação incorreta, consumindo mais suplementos do que o indicado, para manter o pico de energia sempre alto. As consequências dessa prática podem ser várias, que vão desde problemas musculares e nas articulações, até prejudicar o sistema imunológico e psicológico.

Existem várias formas de treinar com benefícios, sem precisar prejudicar o seu corpo. Quando você começa a exagerar e pular dias de descanso, pode estar realmente caminhando para um caminho de problemas sérios e sofrer com a síndrome do overtraining.

SINAIS

1. Motivação.

Você não está com vontade de treinar hoje e está sentindo que o seu corpo precisa de um descanso, não tem motivação alguma para realizá-lo, mas mesmo assim se esforça para fazê-lo e, quando se dá por si, já está treinando novamente.

Ok, um dia ou outro, isso ainda pode ser considerado normal. Mas todo dia? Não pode!

É essencial que você tenha o seu tempo de descanso, não fique se esforçando apenas porque você acredita que precisa, a todo custo, melhorar o seu desempenho. Isso pode ser feito de forma saudável e correta.

2. Noites mal dormidas.

Se você estiver tendo noites de sono muito ruins depois do treino, sentindo o corpo cansado, mas mesmo assim não consegue desligar a mente, isso pode ser um sinal claro dos efeitos do overtraining.

Normalmente, quando estamos cansados, o nosso corpo desliga na hora de descansar, mas nesse caso, você está tão focado nos treinos que não consegue pensar em outra coisa, sonha com isso e até mesmo acorda achando que está perdendo tempo. 

3. Fadiga em excesso.

Com tanto treino, você pode ter certeza de que vai começar a ficar fadigado. E isso pode afetar, não apenas no seu desempenho e saúde, mas também no seu humor.

Sentir-se irritado e cansado o tempo todo é um dos principais sintomas desse problema.

E como fazer para parar?

Bom, definitivamente, essa não é uma tarefa fácil, pois você precisará mudar a sua forma de pensar. Você precisa entender que os treinos exagerados não estão te fazendo bem e colocar o pé no desacelerador.

Descanse mais, treine em dias intercalados, tente dormir melhor e procurar um profissional de treinamento para te ajudar.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens do blog!